Category Archives: Bioquímica

Bioquímica

BIOQUÍMICA - 001

A Química Clínica é ciência de interface entre a química e a patologia. Suas investigações e conclusões podem ser utilizadas na medicina hospitalar e clínica como suporte para medico confirmar ou descartar determinado diagnostico. Na química clínica é fundamental o entendimento e análise dos resultados e procedimentos das dosagens obtidas.

A sequência de ações dentro de um laboratório onde são realizados exames laboratoriais inicia-se com a coleta do material a ser analisado e termina com a emissão de um laudo diagnóstico. Na fase pré-analítica, o paciente é orientado, definisse o material a ser analisado é coletado, a manipulado e conservado para posterior analise. É nesta fase onde ocorre a maioria dos erros. Por isto há a necessidade de equipamentos com modernas tecnologias analíticas, com detecção de bolhas e coágulos, metodologias precisas e linearidades estendidas, combinando os princípios da Física, tais como: ótica, dinâmica, eletricidade, mecânica e Matemática.

Na fase analítica, com os avanços tecnológicos, os testes são realizados através de aparelhos automatizados. Isso garante um maior percentual de acertos, respostas mais rápidas, tempo do profissional otimizado, e análises em maior escala, possibilitando uma intervenção mais ágil, aumentando assim a possibilidade de salvar mais vidas humanas.
Nos laudos, os principais erros são unidades erradas, erro de digitação, não informação de interferentes no exame, etc. Dentro deste contexto, existem diversos fatores que podem interagir com o resultado do exame, resultando em um falso-negativo ou falso-positivo: medicamentos utilizados pelo paciente, sua resposta metabólica, jejum, transporte do material, centrifugação, metrologia, reagentes, calibração e manutenção dos equipamentos, entre outros. A PMH atua neste seguimento de equipamentos e reagentes para Bioquímica, garantindo precisão, segurança e tranquilidade para os clientes.